Formação Especialização em Gestão Empresarial de Dívidas - dia 14 de Abril - Novotel - Lisboa

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OBJETIVOS GERAIS

Prevenir situações de dívidas incobráveis e saber como agir na recuperação de créditos
Identificar quais são os mecanismos e estratégias proactivas ultrapassar as cobranças difíceis
Identificar as formas de evitar ações judiciais desnecessárias
Conhecer os instrumentos de gestão de riscos de incobráveis
Saber como promover a celeridade e eficácia das execuções gerindo melhor cada um dos vários “espaços”: empresa, escritório e tribunal.


PÚBLICO-ALVO

Advogados e solicitadores
Advogados e Solicitadores (Estag.ºs)
Agentes de Execução
Diretores e gestores de empresas e instituições
Responsáveis administrativos, financeiros e de gestão do crédito e de cobranças

Assessores Jurídicos


Conteúdo Programático

Potenciar a gestão empresarial e “judicial” da dívida

1.       A origem dos atrasos no pagamento e dos incobráveis e os diferentes tipos de devedores
2.       As diferentes táticas utilizadas pelos devedores
3.       Instrumentos de gestão de riscos incobráveis
a.        Cessão de créditos
b.       Seguro de créditos
c.        Factoring
4.       Como prevenir situações de incobráveis
a.        Recolha de dados e informações essenciais a recolher ou obter sobre o cliente
b.       Definição contratual, nomeadamente a importância do contrato/título escrito e cláusulas de salvaguarda do credor
c.        A relevância das garantias contratuais
d.       Medidas jurídicas sancionatórias
e.       Medidas financeiras sancionatórias
5.       Cuidados a ter com a insatisfação / reclamações de clientes
6.       A conexão entre os comerciais e o sector das cobranças
7.       Formas de atuação proactiva e extrajudicial do incobrável
a.        Cobrança telefónica
b.       Cobrança postal
c.        Cobrança pessoal
8.       • O fator tempo no tratamento dos incobráveis
9.       • Os pontos-chave essenciais para uma gestão de cobranças eficaz
10.    As implicações fiscais dos créditos incobráveis
a.        Recuperação do IVA
b.       IRC
11.    Recuperação judicial de créditos (breves notas)
a.        A injunção
b.       A ação executiva
c.        PER e Insolvência e recuperação de Empresas

Gerir ações executivas - vantagens da gestão moderna e da cooperação entre empresas, escritórios e tribunais

1.       Como os cidadãos e as empresas vêm a ação executiva
a.        Os custos e as custas da ação executiva na perspetiva:
                                                               i.      Dos cidadãos
                                                              ii.      Das empresas
                                                            iii.      Dos grandes litigantes
b.       O impacto económico das execuções em vários sectores de atividade
                                                               i.      Na banca
                                                              ii.      No turismo
                                                            iii.      No comércio a retalho
2.       A relevância da gestão dos meios humanos, materiais e informáticos para uma ação executiva eficaz
3.       Como usar os novos mecanismos em benefício do escritório de mandatários
a.        A diferença entre mandatário e agente de execução
b.       A definição de objetivos com o cliente
c.        A coordenação de objetivos com o agente de execução

d.       O respeito pelos direitos fundamentais do executado

TIME LINE FORMAÇÃO

  9H30 – CREDENCIAÇÃO
10H00 – INÍCIO DOS TRABALHOS
11H15 – COFFEE-BREAK (15min)
12H45 – ALMOÇO (INCLUÍDO)
14H15 – REINÍCIO DOA TRABALHOS
16H30 – COFFEE-BREAK (15min)
18H30 – FIM DOS TRABALHOS


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