Conferência RECUPERAR E GERIR DÍVIDAS - Técnicas, Táticas e Leis que favorecem o credor - 6 Junho de 2014 - Novotel - Lisboa

O que vamos debater
A origem dos atrasos no pagamento; Táticas utilizadas pelos devedores; Como prevenir situações de incobráveis; Cuidados com a insatisfação|reclamações de clientes; A conexão entre os comerciais e o sector das cobranças; Atuação proativa e extrajudicial do incobrável; Fator tempo no tratamento dos incobráveis; Pontos-chave essenciais para uma cobrança eficaz; Implicações fiscais dos créditos incobráveis; Recuperação judicial de créditos; Custos e as custas da ação executiva; Impacto económico das execuções nos vários sectores de atividade; Meios humanos, materiais e informáticos para uma ação executiva eficaz; Como usar os novos mecanismos em benefício do escritório de mandatários. Como promover a celeridade e eficácia da cobrança e da recuperação da dívida
Destinatários:
Advogados e solicitadores
Advogados e Solicitadores (Estag.ºs)
Agentes de Execução
Diretores de Empresas e Instituições
Gestores de Empresas e Instituições
Responsáveis administrativos
Responsáveis Financeiros
Responsáveis de Gestão de Créditos
Responsáveis de Cobranças
Assessores Jurídicos
Empresas de Recuperação de Créditos
Instituições Bancárias
Direções Comerciais
Comerciais

Programa

Conhecer o devedor e técnicas e táticas de cobrança com sucesso

1.       Como prevenir situações de incobráveis
a.       Recolha de dados e informações essenciais a recolher ou obter sobre o cliente
b.       Definição contratual, nomeadamente a importância do contrato/título escrito e cláusulas de salvaguarda do credor
c.        A relevância das garantias contratuais
d.       Medidas jurídicas sancionatórias
e.        Medidas financeiras sancionatórias
2.       A origem dos atrasos no pagamento e dos incobráveis e os diferentes tipos de devedores
3.       As diferentes táticas utilizadas pelos credores
4.       A conexão entre os comerciais e o sector das cobranças
5.       Cuidados a ter com a insatisfação / reclamações de clientes
6.       Formas de atuação proactiva e extrajudicial do incobrável
a.       Cobrança telefónica
b.       Cobrança postal
c.        Cobrança pessoal
7.       • O factor tempo no tratamento dos incobráveis
8.       • Os pontos-chave essenciais para uma gestão de cobranças eficaz

Gerir os créditos e diminuir o risco de incobrabilidade

1.       Instrumentos de gestão de riscos incobráveis
a.       Cessão de créditos
b.       Seguro de créditos
c.        Factoring

Usar o direito e as leis para diminuir riscos ou recuperar créditos

1.       Recuperação judicial de créditos (breves notas)
a.       A injunção
b.       A ação executiva
c.        PER e Insolvência e recuperação de Empresas
2.       Os custos e as custas da ação executiva na perspetiva:
3.       Como usar os novos mecanismos em benefício do escritório de mandatários
a.       A diferença entre mandatário e agente de execução
b.       A definição de objetivos com o cliente
c.        A coordenação de objetivos com o agente de execução
d.       O respeito pelos direitos fundamentais do executado
4.       As implicações fiscais dos créditos incobráveis
a.       Recuperação do IVA
b.       IRC


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