Conferência RECUPERAR E GERIR DÍVIDAS - Técnicas, Táticas e Leis que favorecem o credor - 6 Junho de 2014 - Novotel - Lisboa
O que vamos debater
A origem dos atrasos no pagamento; Táticas utilizadas pelos devedores;
Como prevenir situações de incobráveis; Cuidados com a insatisfação|reclamações
de clientes; A conexão entre os comerciais e o sector das cobranças; Atuação
proativa e extrajudicial do incobrável; Fator tempo no tratamento dos
incobráveis; Pontos-chave essenciais para uma cobrança eficaz; Implicações
fiscais dos créditos incobráveis; Recuperação judicial de créditos; Custos e as
custas da ação executiva; Impacto económico das execuções nos vários sectores de
atividade; Meios humanos, materiais e informáticos para uma ação executiva
eficaz; Como usar os
novos mecanismos em benefício do escritório de mandatários. Como promover
a celeridade e eficácia da cobrança e da recuperação da dívida
Destinatários:
Advogados e
solicitadores
Advogados e
Solicitadores (Estag.ºs)
Agentes de
Execução
Diretores de
Empresas e Instituições
Gestores de
Empresas e Instituições
Responsáveis
administrativos
Responsáveis
Financeiros
Responsáveis
de Gestão de Créditos
Responsáveis
de Cobranças
Assessores
Jurídicos
Empresas de
Recuperação de Créditos
Instituições
Bancárias
Direções
Comerciais
Comerciais
Programa
Conhecer o devedor e
técnicas e táticas de cobrança com sucesso
1. Como prevenir situações de incobráveis
a.
Recolha de dados e informações
essenciais a recolher ou obter sobre o cliente
b.
Definição contratual,
nomeadamente a importância do contrato/título escrito e cláusulas de
salvaguarda do credor
c.
A relevância das garantias
contratuais
d.
Medidas jurídicas sancionatórias
e.
Medidas financeiras
sancionatórias
2. A origem dos atrasos no pagamento e dos incobráveis e os diferentes tipos
de devedores
3. As diferentes táticas utilizadas pelos credores
4. A conexão entre os comerciais e o sector das cobranças
5. Cuidados a ter com a insatisfação / reclamações de clientes
6. Formas de atuação proactiva e extrajudicial do incobrável
a.
Cobrança telefónica
b.
Cobrança postal
c.
Cobrança pessoal
7. • O factor tempo no tratamento dos incobráveis
8. • Os pontos-chave essenciais para uma gestão de cobranças eficaz
Gerir os créditos e diminuir
o risco de incobrabilidade
1. Instrumentos de gestão de riscos incobráveis
a.
Cessão de créditos
b.
Seguro de créditos
c.
Factoring
Usar o direito e as leis
para diminuir riscos ou recuperar créditos
1. Recuperação judicial de créditos (breves notas)
a.
A injunção
b.
A ação executiva
c.
PER e Insolvência e recuperação
de Empresas
2. Os custos e as custas da ação executiva na perspetiva:
3. Como usar os novos mecanismos em benefício do escritório de mandatários
a.
A diferença entre mandatário e
agente de execução
b.
A definição de objetivos com o
cliente
c.
A coordenação de objetivos com o
agente de execução
d.
O respeito pelos direitos
fundamentais do executado
4. As implicações fiscais dos créditos incobráveis
a.
Recuperação do IVA
b.
IRC
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