III CONGRESSO NACIONAL DE CONDOMÍNIOS
PREÇOS ESPECIAIS PARA INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE ABRIL
Clique no que pretende ver
Está agendado para o próximo dia 20 de maio de 2016 (Sábado) o III Congresso Nacional de Condomínios, que se realizará em Lisboa, na Rua Castilho, n.º 14 no Auditório da UACS – União de Associações do Comércio e Serviços, organizado pela Debates & Discursos.
Dado estarmos desde 2013, com o Nosso I Congresso Nacional de Condomínios em que todos os profissionais do ramo estão à espera de respostas por parte da tutela, assim este ano o tema central proposto será “Legislação… para quando?”
Perante o tema em questão convidamos o Secretário de estado das Infraestruturas Dr. Guilherme W. d’Oliveira Martins, para que possam dar o todos os presentes no congresso, as ideias ou as propostas que estarão em cima da mesa para que a legislação avance no sentido de haver concretamente a regulação e fiscalização neste setor.
A visão dos administradores de condomínio, proprietários e inquilinos, são nesta matéria os principais interessados, e por esse motivo, terão a sua palavra neste congresso com a visão de cada um como deveria ser tal legislação.
Entre as muitas dúvidas prementes na área da Administração de Condomínios são as dívidas ao condomínio, um problema relativamente comum em Portugal, a novidade este ano tem a ver como devem atuar os administradores de condomínio na responsabilização do atual ou anterior proprietário em situação de insolvência.
Estas podem servir de base para a abertura de um processo executivo contra o condómino que tenha quotas em dívida, e o que se pretende é acelerar a cobrança das dívidas, para que o normal funcionamento do Condomínio seja uma realidade.
Iremos também falar em muitas novidades nunca antes faladas, tais como a entrega ao Condomínio por parte do construtor de edificado novo ao tema de quem é responsável perante situações prementes e urgentes em edifícios sem condomínio, até às garantias após a entrega do edificado novo/reabilitado ou intervencionado.
Além destes temas iremos falar de muitos não menos importantes tais como os meios de resolução de litígios entre condomínio/condóminos e condóminos com condóminos e também a vertente dos condóminos se serão obrigados a suportar de todas as obras aprovadas em assembleia, mesmo estado em situações de precariedade.
A área dos seguros obrigatórios feitos em grupo ou individualmente, os seguros não obrigatórios, mas de grande importância e qual a resposta por parte das seguradoras para o futuro dos seguros para condomínios
A figura do Alojamento local perante as administrações de Condomínio, no sentido do consentimento estará presente para falar desta matéria o Presidente da ALEP (Associação Nacional de Alojamento Local) e no contraditório estará o Dr. Manteigas Martins, com a visão dos Condomínios no seu consentimento devido à anormal utilização, utilização frequente de elevadores, segurança dos edifícios na vertente dos desconhecidos que em alguns casos serão pessoas novas todos os dias, às placas obrigatórias com a sigla “AL” que terão que ser afixadas no edifício, entre outros problemas comuns nestas situações.
A área fiscal também estará em evidência neste congresso, com os benefícios fiscais para condomínios e condóminos perante a reabilitação do Edificado e a importância do Novo regulamento para a Proteção de Dados, desde as câmaras de vigilância até ao atendimento, o pedido do Cartão de Cidadão para cópias, passando pelos meios de comunicação entre condomínios e condóminos, que será uma novidade importantíssima dado as elevadíssimas coimas que poderão estar em causa para todas as empresas que com esta área trabalham todos os dias.
A alteração estética do edificado desde o fechar varandas, parabólicas, Antenas, Fios Inestéticos, estendais, churrascos e muitos outros aspetos importantes na alteração do edificado novo, reabilitado ou intervencionado e as taxas e taxinhas que todos os condomínios e condóminos estão sujeitos.
PRESIDENTES DE MESA/MODERADORES
Dr. Eurico Reis (Juiz Desembargador - Tribunal da Relação de Lisboa)
Dra. Helena Tomaz (Mestre em Direito)
FORMADORES/ORADORES
8H45 - 9H25 – CREDENCIAÇÃO
9H25 - 9H30 - SESSÃO DE BOAS VINDAS
9H30 - QUE LEGISLAÇÃO DEVERÍAMOS TER? VISÃO DA TUTELA.
A REGULAÇÃO, A SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO
Dr. Guilherme W. d’Oliveira Martins (Secretário de Estado das Infraestruturas)
Convite enviado em janeiro de 2017
9H50 - QUE LEGISLAÇÃO DEVERÍAMOS TER? VISÃO DOS PROPRIETÁRIOS.
(Dra. Iolanda Gávea) ASSOCIAÇÃO LISBONENSE DE PROPRIETÁRIOS
10H10 - QUE LEGISLAÇÃO DEVERÍAMOS TER? VISÃO DOS INQUILINOS.
(António Machado) SECRETÁRIO GERAL DA ASSOCIAÇÃO DE INQUILINOS LISBONENSES
10H30 - QUE LEGISLAÇÃO DEVERÍAMOS TER? VISÃO DOS PROFISSIONAIS
(Eng.º Paulo Antunes) LOJA DO CONDOMÍNIO
10H50 - “ADMINISTRADOR DE CONDOMÍNIOS Vs TÍTULO EXECUTIVO CONTRA CONDÓNIMOS
(Prof. Doutor Rui Pinto) FDUL
11H10 - COMO SE DEVERIA PROCESSAR À ENTREGA DO CONDOMÍNIO POR PARTE DO CONSTRUTOR DE EDIFICADO NOVO.
Que detenha mais de 50% ou menos de 50% das Frações
(Dra. Sofia Lima) DECO
11H30 – 11H50 – PAUSA (20min)
11H50 – A IMPORTÂNCIA DA REABILITAÇÃO PARA A REVITALIZAÇÃO URBANA.
(…) INSTITUTO DA HABITAÇÃO E REABILITAÇÃO URBANA (IHRU)
12H10 - PERANTE UM EDIFÍCIO SEM CONDOMÍNIO FORMADO, DE QUEM SÃO AS RESPONSABILIDADES, DE SITUAÇÕES PERMENTES E URGENTES.
Obras de Conservação Ordinária - Obras de Conservação Extraordinária - Obras de Beneficiação - Obras de Inovação - Obras indispensáveis ou urgentes
(Dra. Magda Canas) DECO
12H30 - 14H00 – ALMOÇO LIVRE (1H30min)
14H00 - QUAIS AS GARANTIAS APÓS A ENTREGA DO EDIFICADO NOVO|EDIFICADO SUJEITO A OBRAS (INTERVENCIONADO) PERANTE O CONDOMÍNIO.
(Dr. José Raimundo) RSA-LP
14H20 – OS MEIOS DE RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS ENTRE CONDOMÍNIOS – CONDÓMINOS – CONDÓMINOS
(Dra. Rute Couto) Delegação da apDC de Trás-os-Montes e Alto Douro
14H40 – SEGUROS OBRIGATÓRIOS / DE GRUPO/ INDIVÍDUAIS
Coberturas não obrigatórias, mas de grande importância - O Futuro dos seguros para condomínios).
(Dra. Susana Pacheco) LUSITANIA
15H00 - OS CONDÓMINOS SÃO OBRIGADOS A SUPORTAR O PAGAMENTO DE TODAS AS OBRAS APROVADAS EM ASSEMBLEIA?
(Dra. Carla Mesquita Babo) CARLA MESQUITA BABO ADVOGADA & ASSOCIADOS
15H20 - EM QUE CONCERNE AS RESPONSABILIDADES DOS ARRENDATÁRIOS OU SENHORIOS NAS DESPESAS DE CONDOMÍNIO.
(Dr. Carlos Nabais) (MANTEIGAS MARTINS E ASSOCIADOS)
15H40 - PERANTE AS DÍVIDAS AO CONDOMÍNIO, COMO DEVEM ATUAR OS ADMINISTRADORES DE CONDOMÍNIO NA RESPONSABILIZAÇÃO DO ATUAL OU ANTERIOR PROPRIETÁRIO EM SITUAÇÃO DE INSOLVÊNCIA.
(Dr. Paulo Valério) VALÉRIO, FIGUEIREDO & ASSOCIADOS
16H00 - COMO SOLUCIONAR DÍVIDAS ACUMULADAS DE FORMA EFICAZ
Solucionáveis. Como fazer? Não solucionáveis. Que fazer?
(Dra. Márcia Passos) PRA-RAPOSO, SÁ MIRANDA E ASSOCIADOS
16H20 - 16H40 – PAUSA (20min)
16H40 - OS BENEFÍCIOS FISCAIS PARA CONDOMÍNIOS E CONDÓMINOS PERANTE A REABILITAÇÃO DO EDIFICADO
(Dr. Jesuíno Alcântara Martins) Mestre em Fiscalidade
17H10 - A NOVA FIGURA DO ALOJAMENTO LOCAL PERANTE AS ADMINISTRAÇÕES DE CONDOMÍNIO, NO SENTIDO DO CONSENTIMENTO.
A anormal utilização, utilização frequente de elevadores, as placas obrigatórias com a sigla “AL”, segurança dos edifícios.
(Dr. Eduardo Miranda) Presidente ALEP - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ALOJAMENTO LOCAL)
17H30 - VISÃO DOS DE CONDOMÍNIO PERANTE A NOVA FIGURA DO ALOJAMENTO LOCAL, NO SENTIDO DO CONSENTIMENTO.
(Dr. Manteigas Martins) MANTEIGAS MARTINS E ASSOCIADOS
17H50 – A IMPORTÂNCIA DO NOVO REGULAMENTO PARA A PROTEÇÃO DE DADOS E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA CONDOMÍNIOS
(Dra. Joana Mota Agostinho) ESPECIALISTA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO CPSU - Member of Deloitte Legal Network
18H10 - A ALTERAÇÃO ESTÉTICA DE EDIFÍCIOS - LEGISLAÇÃO E CUMPRIMENTO, COMO RESOLVER?
Fechar Varandas, Parabólicas, Antenas, Fios Inestéticos, estendais, churrascos, etc. (Dra. Marta Cunha) NOBRE GUEDES, MOTA SOARES & ASSOCIADOS
18H30 - TAXAS E TAXINHAS INERENTES AOS CONDOMÍNIOS
(Dr. Nuno de Oliveira Garcia) NOBRE GUEDES, MOTA SOARES & ASSOCIADOS
18H50 - APOIOS DA CÂMARA MUNCIPAL DE LISBOA AOS CONDOMÍNIOS NO SENTIDO DA REABILITAÇÃO DO EDIFICADO EM DEGRADAÇÃO
(Dr. Fernando Medina) PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
Convite enviado
19H00 - SESSÃO DE ENCERRAMENTO
19H05 - ENCERRAMENTO PREVISTO DOS TRABALHOS
DESTINATÁRIOS
Magistrados, Advogados, Solicitadores, Agentes de Execução, Estagiários, Empresas de Condomínio, Arrendatários, Inquilinos, Estudantes, Departamentos Jurídicos de Empresas, Instituições do Estado, Banca, Administradores e Gestores de Condomínio, Arquitectos, Empresas de Gestão, Imobiliárias, Mediadores Imobiliários, Gestores Imobiliários, Construtores, Associações do Ramo, Investidores imobiliários, SGFII, SGPII, Proprietários de alojamento local, investidores, e investidores e alojamento local, SGPII, Gestores e Diretores de Urbanismo e Paisagístico, Diretores e Gestores de Património, Todos os agentes ligados há área de Património, Reabilitação e Urbanismo, Empresas Fornecedoras na área de condomínios (Seguros, Elevadores, Extintores, Segurança, etc.) e interessados pela matéria ligada diretamente ou indiretamente a condomínios
Magistrados, Advogados, Solicitadores, Agentes de Execução, Estagiários, Empresas de Condomínio, Arrendatários, Inquilinos, Estudantes, Departamentos Jurídicos de Empresas, Instituições do Estado, Banca, Administradores e Gestores de Condomínio, Arquitectos, Empresas de Gestão, Imobiliárias, Mediadores Imobiliários, Gestores Imobiliários, Construtores, Associações do Ramo, Investidores imobiliários, SGFII, SGPII, Proprietários de alojamento local, investidores, e investidores e alojamento local, SGPII, Gestores e Diretores de Urbanismo e Paisagístico, Diretores e Gestores de Património, Todos os agentes ligados há área de Património, Reabilitação e Urbanismo, Empresas Fornecedoras na área de condomínios (Seguros, Elevadores, Extintores, Segurança, etc.) e interessados pela matéria ligada diretamente ou indiretamente a condomínios
OBJETIVOS
Atualização prática de conteúdos para a área de Condomínios.
LOCAL E DIA DE REALIZAÇÃO
Auditório da UACS (União de Associações do Comércio e Serviços)
Rua Castilho, n.º 14
Lisboa
Dia 20 de Maio de 2017
Capacidade até 500 Participantes
Comentários
Enviar um comentário